-
Arquitetos: KOKO Architects; KOKO Architects
- Área: 350 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Marius Dalseg
-
Fabricantes: RHEINZINK, Thermory
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Stavanger Turistforening (STF) ou a Associação de Turismo de Stavanger tem 23.000 membros e oferece atividades ativas, versáteis e que respeitam o meio-ambiente para jovens e idosos, famílias, caminhantes esportivos e entusiastas do alpinismo.
A STF possui 35 alojamentos de montanha auto-suficientes na área. Os visitantes são geralmente membros de associações de trekkingda Noruega. O sistema é construído com base na confiança:cada pessoa deixa o dinheiro para o alojamento em uma caixa dentro da pousada ou preenche um formulário com suas informações pessoais para receber a fatura. Uma vez que a maior parte dos alojamentos estão longe de estradas e são de difícil acesso, é também a tarefa dos visitantes cuidar dos visitantes que vem depois deles: todos reabastecem o estoque de alimentos,trazem lenha e limpam o alojamento antes de sair.
Em 2013, a Associação Norueguesa de Turismo organizou um concurso de arquitetura para construir alojamentos de montanha auto-suficientes para a trilha de caminhada em torno de Lysefjord e nas margens rochosas do Soddatjørn Mountain Lake. Os critérios do concurso estipulavam que os alojamentos deveriam ser contemporâneos, de fácil manutenção e que utilizassem elementos pré-fabricados para evitar longos períodos de construção nas montanhas inacessíveis e de condições meteorológicas imprevisíveis.
A solução de KOKO Architects leva a experiência da natureza um passo adiante. O complexo de edifícios inclui um edifício principal, cabines para dormir, um banheiro com um depósito e uma sauna. Água pode ser obtida do lago e não há suprimento de eletricidade. O edifício principal, as cabines para dormir e a sauna serão aquecidas usando madeira. Há dois fogões a gás na cozinha que os visitantes podem usar ao mesmo tempo e um painel solar fornece iluminação. Os caminhantes podem se lavar na sauna, cujas duchas estão localizadas diretamente acima de um córrego da montanha.
Os acabamentos exteriores dos alojamentos são de zinco laminado, que resiste ao vento e à neve e não requer manutenção por décadas.O interior utiliza muita madeira, o que cria uma atmosfera acolhedora e amigável. Todos os edifícios tem uma parede de vidro com vistas panorâmicas da pitoresca paisagem circundante. O edifício principal, com sua planta retangular e cozinha, sala de estar e dormitórios, pode acomodar de 30 a 35 trekkers. Os alojamentos menores podem acomodar cinco. Os quartos do edifício principal são organizados para incentivar a interação entre diferentes entusiastas detrekking. Os alojamentos de montanha foram abertos a todos os visitantes e caminhantes em agosto de 2016.